01  matéria(s) localizada(s)

Compartilhe
Tamanho da fonte
Lustre Art Noveau
De 1890, este lustre é único no mundo. Com 2,60m, ele é mais que um objeto de iluminação: é um símbolo de nobreza que exige um ambiente com um enorme pé direito, para destacar toda a sua grandiosidade e beleza.
A missão de levar luz a um ambiente é sempre tarefa de objetos mais do que especiais: lustres, luminárias e abajures podem conferir não apenas a iluminação necessária, mas o requinte que combine melhor com cada espaço.

No caso dessa majestosa peça, que é ligada em quatro fases, mais do que luz, ela oferece a possibilidade de enriquecer um ambiente com um objeto que traz consigo parte da história do design universal.

O lustre foi completamente restaurado, num trabalho bastante complexo e que envolveu diversos especialistas do Antiquário. Cada peça foi polida individualmente, os vidros limpos, o latão envernizado e todos os cristais originais foram mantidos intactos. A eletrificação foi toda refeita para que o lustre funcione perfeitamente, mantendo sua função e suas características originais.

Sobre a Art Noveau
Art Noveau é o nome de um estilo artístico desenvolvido entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial, na Europa e nos EUA, espalhando-se para o resto do mundo. O termo tem origem na galeria parisiense L’Art Noveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. O projeto de redecoração da casa de Bing por arquitetos e designers modernos é apresentado na Exposição Universal de Paris de 1900, Art Nouveau Bing, conferindo visibilidade e reconhecimento internacional ao movimento. Na galeria, e o que se buscou com o movimento, refletindo na arquitetura, arte e design, foi valorizar os ofícios e artes manuais, atenuando as fronteiras entre belas-artes e artesanato. De acordo com a filosofia do estilo, a arte deve ser um modo de vida. Para muitos europeus, foi possível viver em casas inspiradas pelo Art Nouveau, com móveis, prataria, louça, joias e cigarreiras Art Nouveau. Artistas queriam combinar as belas artes e as artes aplicadas até mesmo com objetos utilitários.

O Art Noveau também está diretamente relacionado com a produção industrial e dialoga com a produção industrial em série. Isso, entretanto, sem comprometer elementos como sofisticação e acabamento refinado. Novos materiais passam a ser utilizados para objetos de design, como o vidro, o ferro e o cimento, sempre valorizando a beleza.

O Art Noveau é atualmente considerado uma importante transição entre o historicismo do neoclassicismo e o modernismo. Além disso, monumentos Art Nouveau são agora reconhecidos pela UNESCO em sua lista de patrimônio mundial como contribuições significativas para o patrimônio cultural. O centro histórico de Riga, Letônia, com “a melhor coleção de construções Art Nouveau na Europa”, foi incluído na lista em 1997 parcialmente devido à qualidade e quantidade de sua arquitetura Art Nouveau/Jugendstil e quatro casas de campos de Bruxelas feitas por Victor Horta foram incluídas em 2000 como “obras de criatividade humana genial” que são “exemplos excepcionais da arquitetura Art Nouveau brilhantemente ilustrando a transição do século 19 para o 20 na arte, pensamento e sociedade”, segundo a Organização.